Contos de Fantasia

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3. Como explorar o mundo e receber experiência Empty 3. Como explorar o mundo e receber experiência

Qua maio 06, 2020 12:53 am

Como explorar o mundo
O mundo de Fanttasia é aberto para todos aqueles que ousam se aventurar nele. Entretanto, por estarmos em um RPG de Fórum, há algumas regras e formatações que precisam ser seguidas.
A forma na qual seu personagem irá explorar o cenário proposto é chamada de "Role-play". Após criar seu personagem e fazer seu primeiro post (explicado abaixo), você está livre para adentrar e solicitar alguns dos tipos de Role-play classificados a seguir. Existem Role-plays que estarão dispersos pelo fórum, propondo um cenário e uma aventura criada pelo Narrador, ao mesmo tempo que os jogadores poderão solicitar histórias e aventuras mais específicas.
Cada Role-play oferece um tipo de recompensa e um valor em experiência baseado em seu nível de dificuldade. A Experiência (EXP) é usada para que seu personagem suba de nível, ficando mais forte e mais habilidoso.

O primeiro post
Após criar seu personagem e sua ficha for aprovada, você deve fazer seu primeiro post em algum lugar de Fanttasia. Esse post não precisa ser complexo, não há mínimo ou máximo de palavras que devam ser escritas. Ele serve apenas para te localizar no mundo, seguindo as regras:
1) O post só pode ser feito em alguma cidade ou vila de uma das 7 civilizações (listadas aqui);
2) O local aonde você está tem que ter conexão com a história de seu personagem (não faz sentido um Orc nascido e criado em Einde surgir, sem qualquer motivação, na capital do Reinado, do outro lado do continente);
3) O post pode ser um dia qualquer do personagem, uma narração rápida do que ele costuma fazer, ou ele buscando sua primeira aventura.

Tipos de Role-play

Aventura
O Role-play mais comum de todos, a aventura tradicional faz com que um personagem ou um grupo de personagens atravessem por diversos obstáculos para cumprir um objetivo. Seja para matar a princesa ou salvar o dragão, há infinitas possibilidades em uma aventura.
Existem três tipos de aventura: em grupo (que pode ser aberto ou fechado) e solo (apenas um jogador/personagem participa). Elas têm diferentes níveis de dificuldade, explicados mais abaixo.

Aventura em Grupo Aberto
As aventuras em grupo aberto ficam espalhadas pelo fórum em diversos locais do mundo. Elas consistem nas mais diversas tarefas conectadas diretamente com a história de Fanttasia, das civilizações e dos deuses. Ela tem esse nome, pois, geralmente, qualquer jogador pode participar, ou seja, o grupo é aberto.
Para participar de uma aventura desse tipo, deve-se observar o seguinte:
- O personagem deve estar na área em que ela ocorre (um personagem em Praven, no Reinado, não pode participar em uma aventura no Condado, se não estiver lá);
- A aventura deve estar no post introdutório, ou seja, ela não pode ter começado ainda (pode haver exceções, mas o mestre decide se o personagem pode entrar ou não);

O post inicial de uma Aventura em Grupo Aberto é sempre uma introdução ao contexto, as regras de quem pode ou não participar dela e como deve ser o post dos jogadores que irão adentrar nela.

Aventuro em Grupo Fechado
As aventuras em grupo fechado devem ser solicitadas na área de atendimento. O jogador que solicita deverá explicar no pedido que tipo de aventura deseja, aonde e com qual propósito, e listar os jogadores participantes (máximo de 6).
O Narrador irá avaliar o pedido e aceitá-lo ou não. Se aceito, o tópico será criado e os participantes devem postar lá de acordo com as regras. Tem esse nome, pois já existe uma lista de jogadores participantes, ou seja, ninguém fora da lista poderá participar ou adentrar no tópico.

Aventura Solo
As aventuras solo devem ser solicitadas na área de atendimento. O jogador que solicita deverá explicar no pedido que tipo de aventura deseja, aonde e com qual propósito. O Narrador irá avaliar o pedido e aceitá-lo ou não. Se aceito, o tópico será criado. Tem esse nome, pois possui somente um participante. Geralmente são voltadas para o desenvolvimento pessoal do próprio personagem, algo mais profundo.

Viagem
Sempre que um personagem precisa ou simplesmente quer ir de uma região para outra, deve realizar um Role-play de viagem. A viagem pode ser solitária ou em grupo e deve ser feita da seguinte forma:
1) analisa-se no mapa-mundo (clique aqui) a quantidade de regiões que existem entre a origem e o destino;
2) o número de posts necessários para que a viagem seja realizada é igual ao número de regiões entre a origem e o destino da viagem;
3) a cada post, o jogador-guia irá rolar o dado de encontros aleatórios, que resultará em um evento para que o personagem ou grupo tenham que lidar. Esse evento pode ser a aparição de um monstro, um desafio específico ou nada demais; no caso de monstros, eles devem ser derrotados para que a viagem prossiga.

Regras gerais da viagem
- Para que a viagem aconteça, um dos personagens deve saber o caminho ou ter um mapa, caso contrário dobra-se o número de posts necessários.
- A cada 3 posts de viagem o personagem-guia deverá fazer um teste de Inteligência ou Sabedoria com dificuldade 20 (sem mapa) e 15 (com mapa) para não se perder. Cada falha nesse teste acrescenta +1 post de duração, num máximo de 5 falhas. Se falhar 5 vezes, o personagem estará completamente perdido pelo mundo, devendo rolar o dado de "Falha em Viagem", que irá apontar aonde eles foram parar.
- As viagens possuem uma recompensa diferenciada, sendo ela: +10 EXP por post de viagem, +10 EXP por viajante, + a EXP concedida em encontros aleatórios.
- Os personagens podem fazer no máximo 1 viagem a cada 15 dias (na vida real). Não pode ser realizado enquanto o personagem faz outro tipo de Role-play.
- A viagem não precisa ser solicitada. O próprio jogador pode abrir o tópico e os demais seguirem ele, porém, as regras acima devem ser cumpridas, caso contrário todas as ações serão inválidas.

Dificuldade dos Role-plays
A dificuldade nem sempre representa a quantidade de inimigos que os jogadores devem enfrentar, mas a complexidade dos desafios em geral. Dificuldades mais altas garantem mais EXP para o grupo, em contrapartida, a chance de falha é maior.

Há quatro níveis de dificuldade para os Role-plays: Fácil, Médio, Difícil e Heroico.
- Fácil: são tarefas mais simples como derrotar monstros fracos, conseguir determinado item para uma tribo, proteger uma caravana durante uma viagem;
- Médio: envolvem desafios complicados como adentrar em locais protegidos, lutar contra monstros mais fortes, resolver uma intriga entre duas cidades;
- Difícil: giram em torno de um conflito maior e mais perigoso, como um dragão ameaçando uma capital, um mago ancestral invocando um exército de demônios, disputas entre civilizações;
- Heroico: são role-plays que chegam a beira do absurdo. Envolve criaturas tão antigas quanto o mundo, os deuses e toda a existência de Fanttasia.

Recompensas e experiência
Após uma aventura bem-sucedida, os personagens merecem uma boa recompensa. Além de todo o ouro coletado de oponentes e recebido por alguma tarefa concluída, eles ganham Experiência (EXP) e ingredientes ou matéria-prima.
A experiência nas aventuras é computada durante a aventura e dividida por todos os membros ao fim dela, da seguinte forma: Dificuldade + Combates vencidos.

EXP por Dificuldade do Role-play:
- Fácil: +50 EXP por jogador;
- Média: +100 EXP por jogador;
- Difícil: +200 EXP por jogador;
- Heroica: +400 EXP por jogador;

EXP por Combate
O valor da experiência recebida no combate depende de qual e quantos oponentes os aventureiros derrotaram, pois cada oponente vale uma quantidade de EXP diferente, que serão somadas e divididas ao final da aventura entre o grupo.
Assim, numa aventura em grupo aberto fácil com 4 jogadores (+200 EXP) onde o grupo enfrentou 20 goblins (+10 EXP cada), o total de EXP que o grupo coletou foi de 400 EXP, que eles dividirão por 4. Por fim, cada um recebe 100 EXP.

Ingredientes e Matéria-Prima
Muitos personagens possuem um ofício. Eles sabem forjar armas e armaduras, criar poções, construir ferramentas ou desenvolver novas tecnologias. Mas, para isso, precisam de certos ingredientes ou matéria-prima. Nesse caso, tais personagens podem solicitar como uma das recompensas da aventura esse ingrediente ou matéria-prima, desde que faça sentido com o contexto da aventura. Nem todo ingrediente ou matéria-prima é fácil de se encontrar. Há cinco níveis de raridade de um ingrediente: Comum, Incomum, Raro, Lendário ou Único.
Itens/ingredientes de maior raridade só podem ser recebidos em aventuras mais difíceis, da seguinte forma: aventuras fáceis garantem itens comuns, aventuras médias garantem itens incomuns, aventuras difíceis garantem itens raros e lendários, e aventuras heroicas garantem ingredientes únicos.
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