2. Criando um personagem
Ter maio 05, 2020 2:36 pm
Criando um personagem Passo a passo
Para criar um personagem, clique em "Criação de Personagem" no menu, ou clique aqui.
Nele, preencha os campos conforme as instruções a seguir.
Vale lembrar que: É permitido apenas um personagem por conta no fórum, sendo recomendado que cada pessoa possa ter no máximo duas contas, que nunca poderão interagir no mesmo tópico dentro do jogo.
Nome
O nome é como seu personagem será chamado no RPG. Geralmente, jogadores escolhem nomes que são relacionados à cultura de cada raça, como podemos ver em Senhor dos Anéis e tantas outras histórias de fantasia medieval no qual este fórum é baseado.
Está sem ideia para nomes? Use o Fantasy Name Generators. Lá eles possuem geradores aleatórios de nomes para elfos, nomes para halflings, nomes para anões, nomes para humanos , nomes para orcs e para muitas outras coisas. Às vezes os resultados não são tão bons, mas geralmente sai algo bom o suficiente!
Raça
Atualmente, há cinco raças jogáveis em Fanttasia: anão, elfo, halfling, humano e orc. Cada raça tem suas características, habilidades, vantagens, desvantagens e os locais em que se originam. A descrição e as características de todas elas podem ser encontradas na Enciclopédia de Fanttasia (clique)
Alinhamento
O alinhamento determina as linhas gerais do agir e do pensar de um personagem, representando o traço mais básico e elementar da sua natureza. Os alinhamentos não representam forças absolutas, sendo que dois personagens que possuem o mesmo alinhamento podem ser completamente diferentes e ter pensamentos absolutamente divergentes. De maneira alguma o alinhamento deve ser visto como um limitador da interpretação do personagem, mas sim como um guia a ser seguido. Os alinhamentos são representados pelo eixo ordem/neutralidade/caos e cada um deles aborda o seguinte:
Descrição física e psicológica do personagem
Neste campo, deve ser descrito como seu personagem se parece, dentro das limitações biológicas de sua raça. Um halfling nunca vai ser maior que um anão, um elfo nunca vai ser tão forte quanto um orc (ao menos não inicialmente). A aparência do personagem segue sua raça, podendo ser utilizadas imagens de séries, filmes, livros, desenhos, etc, para facilitar na visibilidade e imaginação do jogador.
A descrição psicológica de seu personagem deve ser baseada em seu alinhamento. Como ele pensa? Em que ele acredita? Quais são seus objetivos? Tudo isso deve ser dito nessa área.
Breve história do personagem
De onde o seu personagem veio? Qual sua origem? Quem são seus pais? O que o motivou a tornar-se o que ele é e para onde ele pretende ir? A história do personagem, ou "background", é determinante para o jogo, pois suas ações futuras serão sempre baseadas nela e em suas características psicológicas. A história não precisa ser longa, tampouco extremamente descritiva.
Está sem ideia para seu personagem? Leia alguns desses backgrounds e libere sua imaginação (clique)
Atributos
Os atributos são as características básicas de um personagem, retratando suas capacidades e deficiências e influenciam nas demais características que possui. Os atributos são seis: Força, Inteligência, Sabedoria, Destreza, Constituição e Carisma.
Na criação do personagem, o jogador recebe 66 pontos para distribuir entre os atributos. Você deve se atentar, também, que as raças possuem características que alteram os valores dos atributos, diminuindo alguns e aumentando outros. Ainda que pareça um valor alto, a divisão entre os 6 atributos fará com que a distribuição seja balanceada.
Há algumas formas para receber mais pontos de Atributos, que são:
1) A cada três níveis, o personagem ganha 1 ponto para aumentar um atributo de sua escolha.
2) Através de eventos mundiais, role-plays que envolvem uma aventura complexa da história do Fórum;
3) Itens mágicos, magias em si e outros efeitos que podem aumentar temporariamente um atributo - mas assim que eles acabam, o valor do atributo volta a como era antes.
Modificadores de Atributos
Modificador é o número que você soma ou subtrai de uma jogada de dado quando seu personagem tenta fazer algo ligado aquele atributo. Por exemplo, você usará o modificador de Destreza para atingir um alvo com um ataque à distância. Algumas vezes um modificador também será aplicado a algo que não depende de rolar dados - seu modificador de Destreza também será somado à classe de armadura para determinar seu valor final.
Cada atributo tem seu modificador, de acordo com a tabela abaixo. Ele será positivo quando o atributo é alto (12 ou mais), negativo quando o atributo é baixo (9 ou menos), ou nulo quando o atributo é mediano (10 ou 11). Um modificador positivo é chamado de bônus, enquanto um modificador negativo é chamado de penalidade.
Talentos
Em Fanttasia, não possuímos classes. Aqui, todos os personagens são aventureiros que podem ser construídos da forma que os jogadores quiserem. Você pode ser um arqueiro experiente que conjura magias, um feiticeiro capaz de manejar uma espada tão bem quanto um gladiador, ou um ladrão capaz de atravessar paredes e mover objetos com a mente.
Isso é possível por conta dos Talentos. Os Talentos ditam as capacidades de seu personagem. São eles que permitem que seu personagem saiba manejar determinada arma, ou se sabem conjurar magia; ou, ainda, se pode forjar uma espada ou encantar uma armadura.
Há três tipos de Talentos:
Ao criar seu personagem, você pode escolher cinco talentos. Existem vários talentos que possuem requisitos, portanto, fique atento para não selecionar talentos nos quais você não tem os requisitos.
No nível 2 e a cada dois níveis você pode escolher um novo talento.
Lista de magias
A magia é algo vasto em Fanttasia. Ela está em todo lugar, em cada canto iluminado e em cada beco escondido pelas sombras. Existem magias divinas (dada pelos deuses) e magias arcanas (manipula diretamente as energias mágicas do mundo, permitindo ao conjurador violar as leis naturais e alterar a realidade).
Apenas os jogadores que escolherem os talentos de magia "Usar Magias Arcanas" ou "Usar Magias Divinas" precisam preencher esta lista, de acordo com o prescrito no Talento em questão.
Equipamento Inicial
Todo personagem começa com 100 peças de ouro, uma mochila de explorador (veja em Equipamentos) e escolhe entre as seguintes armas e armaduras, se possuir os Talentos para utilizá-las:
1) uma espada curta de bronze (simples) ou uma lança de bronze (simples) ou um arco curto com 20 flechas de bronze (simples) ou um martelo de bronze (marcial) ou uma cimitarra de bronze (marcial);
2) uma armadura acolchoada (leve) ou um gibão de peles (média) ou uma cota de talas (pesada);
3) duas adagas (simples) ou um escudo leve (marcial) ou duas machadinhas (marcial).
Nível
Todos começam no nível 1. O nível do personagem define o quão experiente ele é. Para subir de nível, é necessário experiência e para ganhar experiência, é necessário participar de role-plays clique aqui.
Abaixo, a tabela que relaciona a quantidade de EXP necessária para subir de nível e a recompensa por subir de nível (atributo ou talento).
Referências
1. Sistema de Atributos: Tormenta RPG, da Editora Jambô.
2. Sistema de Alinhamento: Old Dragon, da Editora Redbox.
3. Sistema de Talentos: D&D, 5ed, modificada.
Para criar um personagem, clique em "Criação de Personagem" no menu, ou clique aqui.
Nele, preencha os campos conforme as instruções a seguir.
Vale lembrar que: É permitido apenas um personagem por conta no fórum, sendo recomendado que cada pessoa possa ter no máximo duas contas, que nunca poderão interagir no mesmo tópico dentro do jogo.
Nome
O nome é como seu personagem será chamado no RPG. Geralmente, jogadores escolhem nomes que são relacionados à cultura de cada raça, como podemos ver em Senhor dos Anéis e tantas outras histórias de fantasia medieval no qual este fórum é baseado.
Está sem ideia para nomes? Use o Fantasy Name Generators. Lá eles possuem geradores aleatórios de nomes para elfos, nomes para halflings, nomes para anões, nomes para humanos , nomes para orcs e para muitas outras coisas. Às vezes os resultados não são tão bons, mas geralmente sai algo bom o suficiente!
Raça
Atualmente, há cinco raças jogáveis em Fanttasia: anão, elfo, halfling, humano e orc. Cada raça tem suas características, habilidades, vantagens, desvantagens e os locais em que se originam. A descrição e as características de todas elas podem ser encontradas na Enciclopédia de Fanttasia (clique)
Alinhamento
O alinhamento determina as linhas gerais do agir e do pensar de um personagem, representando o traço mais básico e elementar da sua natureza. Os alinhamentos não representam forças absolutas, sendo que dois personagens que possuem o mesmo alinhamento podem ser completamente diferentes e ter pensamentos absolutamente divergentes. De maneira alguma o alinhamento deve ser visto como um limitador da interpretação do personagem, mas sim como um guia a ser seguido. Os alinhamentos são representados pelo eixo ordem/neutralidade/caos e cada um deles aborda o seguinte:
- Alinhamentos:
Ordeiro: um personagem ordeiro é aquele que possui um código a ser seguido, que acredita na ordem e que as leis foram criadas para serem cumpridas à risca, não importando a situação. Um personagem ordeiro pode defender valores como a honra, a verdade e a justiça, mas também pode criar leis opressoras, visando à dominação, à tirania e ao poder absoluto. Um personagem ordeiro sempre cumpre com a sua palavra, mas é sempre bom estar atento ao que ele diz nas entrelinhas. O alinhamento ordeiro é perigoso porque pode simbolizar a opressão, tirania e o fim da diversidade em uma sociedade, extinguindo a liberdade e os direitos individuais de forma metódica e intenciona
Caótico: um personagem caótico rejeita as convenções da sociedade e acredita que a lei e a ordem foram criadas para serem quebradas. Prefere viver cada dia como se fosse o último e acredita no poder do acaso e da fortuna, sendo que a promessa feita hoje poderá não valer nada no dia de amanhã. O alinhamento caótico é perigoso porque pode buscar eliminar toda autoridade e subverter a ordem não só na sociedade, mas também na ordem que mantém o ciclo natural da vida e da morte.
Neutro: um personagem neutro é aquele que acredita no equilíbrio entre a ordem e o caos, sendo que um não existiria sem o outro. Um personagem neutro acredita que as leis são importantes sim, mas deve-se estar atento para a forma como são aplicadas. A ordem é importante para a sociedade, mas o caos é importante para que essa sociedade não se torne estagnada. Um personagem neutro raramente esquece a palavra empenhada, mas isso não significa que sempre cumprirá o que prometeu. O alinhamento neutro é perigoso porque pode representar apatia, indiferença ou falta de convicção, desvinculando-se de qualquer conceito de honra.
Descrição física e psicológica do personagem
Neste campo, deve ser descrito como seu personagem se parece, dentro das limitações biológicas de sua raça. Um halfling nunca vai ser maior que um anão, um elfo nunca vai ser tão forte quanto um orc (ao menos não inicialmente). A aparência do personagem segue sua raça, podendo ser utilizadas imagens de séries, filmes, livros, desenhos, etc, para facilitar na visibilidade e imaginação do jogador.
A descrição psicológica de seu personagem deve ser baseada em seu alinhamento. Como ele pensa? Em que ele acredita? Quais são seus objetivos? Tudo isso deve ser dito nessa área.
Breve história do personagem
De onde o seu personagem veio? Qual sua origem? Quem são seus pais? O que o motivou a tornar-se o que ele é e para onde ele pretende ir? A história do personagem, ou "background", é determinante para o jogo, pois suas ações futuras serão sempre baseadas nela e em suas características psicológicas. A história não precisa ser longa, tampouco extremamente descritiva.
Está sem ideia para seu personagem? Leia alguns desses backgrounds e libere sua imaginação (clique)
Atributos
Os atributos são as características básicas de um personagem, retratando suas capacidades e deficiências e influenciam nas demais características que possui. Os atributos são seis: Força, Inteligência, Sabedoria, Destreza, Constituição e Carisma.
Na criação do personagem, o jogador recebe 66 pontos para distribuir entre os atributos. Você deve se atentar, também, que as raças possuem características que alteram os valores dos atributos, diminuindo alguns e aumentando outros. Ainda que pareça um valor alto, a divisão entre os 6 atributos fará com que a distribuição seja balanceada.
Há algumas formas para receber mais pontos de Atributos, que são:
1) A cada três níveis, o personagem ganha 1 ponto para aumentar um atributo de sua escolha.
2) Através de eventos mundiais, role-plays que envolvem uma aventura complexa da história do Fórum;
3) Itens mágicos, magias em si e outros efeitos que podem aumentar temporariamente um atributo - mas assim que eles acabam, o valor do atributo volta a como era antes.
- Atributos:
- Força: Define a sua potência muscular e física. Um alto valor de Força geralmente corresponde com um corpo musculoso ou atlético, enquanto um personagem com um baixo valor de Força pode ser magro ou gordo, porém fraco.
Destreza: A Destreza representa agilidade, a mira e a coordenação. Um personagem com Destreza alta é provavelmente ágil e esbelto, enquanto um personagem com Destreza baixa pode ser tanto desengonçado e desajeitado ou pesado e com dedos grossos.
Constituição:A Constituição refere-se ao vigor, à saúde do personagem. Um personagem com Constituição alta geralmente parece saudável, com os olhos brilhantes e energia abundante. Um personagem com baixa Constituição pode estar sempre adoentado ou fragilizado.
Inteligência: Mede a capacidade de aprendizagem, a capacidade de guardar informações. Um personagem com Inteligência alta pode ser altamente curioso e estudioso, enquanto um personagem com Inteligência baixa pode falar de maneira simples ou facilmente esquecer detalhes.
Sabedoria:A Sabedoria define o conhecimento, o senso comum e o discernimento. Um personagem com Sabedoria alta tem bom senso, empatia e uma consciência geral do que está acontecendo. Um personagem com baixa Sabedoria pode ser distraído, imprudente ou esquecido.
Carisma: Determina o quanto um personagem é socialmente atrativo e charmoso. Um personagem com Carisma alto exala confiança, que normalmente é misturado com uma presença graciosa ou intimidante. Um personagem com um Carisma baixo pode parecer bronco, desarticulado ou tímido
Modificadores de Atributos
Modificador é o número que você soma ou subtrai de uma jogada de dado quando seu personagem tenta fazer algo ligado aquele atributo. Por exemplo, você usará o modificador de Destreza para atingir um alvo com um ataque à distância. Algumas vezes um modificador também será aplicado a algo que não depende de rolar dados - seu modificador de Destreza também será somado à classe de armadura para determinar seu valor final.
Cada atributo tem seu modificador, de acordo com a tabela abaixo. Ele será positivo quando o atributo é alto (12 ou mais), negativo quando o atributo é baixo (9 ou menos), ou nulo quando o atributo é mediano (10 ou 11). Um modificador positivo é chamado de bônus, enquanto um modificador negativo é chamado de penalidade.
- Modificadores:
Talentos
Em Fanttasia, não possuímos classes. Aqui, todos os personagens são aventureiros que podem ser construídos da forma que os jogadores quiserem. Você pode ser um arqueiro experiente que conjura magias, um feiticeiro capaz de manejar uma espada tão bem quanto um gladiador, ou um ladrão capaz de atravessar paredes e mover objetos com a mente.
Isso é possível por conta dos Talentos. Os Talentos ditam as capacidades de seu personagem. São eles que permitem que seu personagem saiba manejar determinada arma, ou se sabem conjurar magia; ou, ainda, se pode forjar uma espada ou encantar uma armadura.
Há três tipos de Talentos:
- Talentos:
- - Combate: determinam que tipo de armas e armaduras o aventureiro pode usar e toda sorte de habilidade que envolve luta corpo-a-corpo e a distância, bônus em ataques e defesas, golpes únicos e toda sorte de aumento das capacidades físicas do aventureiro.
- Conhecimento: determinam os conhecimentos gerais do personagem. Ele sabe história? Conhece geografia? Entende medicina? Engloba também os ofícios como o de ferreiro, herbalista, alquimista.
- Magia: compreende todas as capacidades do aventureiro relacionadas à magia. Ele sabe magia divina ou arcana? Quantas magias ele pode possuir? Quais círculos de magia ele conhece? Envolve ampliações nos poderes mágicos e bônus nos efeitos das magias.
Ao criar seu personagem, você pode escolher cinco talentos. Existem vários talentos que possuem requisitos, portanto, fique atento para não selecionar talentos nos quais você não tem os requisitos.
No nível 2 e a cada dois níveis você pode escolher um novo talento.
Lista de magias
A magia é algo vasto em Fanttasia. Ela está em todo lugar, em cada canto iluminado e em cada beco escondido pelas sombras. Existem magias divinas (dada pelos deuses) e magias arcanas (manipula diretamente as energias mágicas do mundo, permitindo ao conjurador violar as leis naturais e alterar a realidade).
Apenas os jogadores que escolherem os talentos de magia "Usar Magias Arcanas" ou "Usar Magias Divinas" precisam preencher esta lista, de acordo com o prescrito no Talento em questão.
Equipamento Inicial
Todo personagem começa com 100 peças de ouro, uma mochila de explorador (veja em Equipamentos) e escolhe entre as seguintes armas e armaduras, se possuir os Talentos para utilizá-las:
1) uma espada curta de bronze (simples) ou uma lança de bronze (simples) ou um arco curto com 20 flechas de bronze (simples) ou um martelo de bronze (marcial) ou uma cimitarra de bronze (marcial);
2) uma armadura acolchoada (leve) ou um gibão de peles (média) ou uma cota de talas (pesada);
3) duas adagas (simples) ou um escudo leve (marcial) ou duas machadinhas (marcial).
Nível
Todos começam no nível 1. O nível do personagem define o quão experiente ele é. Para subir de nível, é necessário experiência e para ganhar experiência, é necessário participar de role-plays clique aqui.
Abaixo, a tabela que relaciona a quantidade de EXP necessária para subir de nível e a recompensa por subir de nível (atributo ou talento).
Referências
1. Sistema de Atributos: Tormenta RPG, da Editora Jambô.
2. Sistema de Alinhamento: Old Dragon, da Editora Redbox.
3. Sistema de Talentos: D&D, 5ed, modificada.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|